A Voz do Pastor

"VAMOS CAMINHANDO LADO A LADO".

Com a graça de Deus iniciamos um novo Ano Pastoral que esperamos rico de frutos e realizações. Os desafios e as necessidades são tantos. Unidos ao Senhor e entre nós poderemos avançar conforme as Prioridades Diocesanas escolhidas para o 2012. Desejo compartilhar alguns sentimentos do coração.

1.a: Agradecimento pela Novena de Natal e seus gestos concretos. Muitos foram os grupos de Novena de Natal na Diocese. O texto simples e concreto, preparado por uma equipe nossa, focalizou o Natal em seu sentido autêntico: Jesus, Deus e Homem, veio ao encontro da humanidade para salvá-la e renová-la. A solidariedade do Filho de Deus para conosco nos fez compreender melhor a solidariedade que deve existir entre nós, sobretudo com os mais necessitados. Obrigado pelas campanhas a favor dos pobres das comunidades, pela coleta do leite para as crianças da Baixada cujas mães são soropositivas e pela oferta em espécie para as crianças da Somália ameaçadas de morrer de fome e sede! O Pe. Fernando e o diácono João Vieira darão os números exatos; mas desde já agradeço a todos e a cada um em particular por estas doações.

Inúmeros foram os exemplos de generosidade. Cito somente dois.

No dia de Natal, na Missa das 8:00h. na catedral, eu estava presidindo e falando da importância e da beleza destes gestos oferecidos ao próprio Menino Jesus presente nas crianças daqui e de lá. Ao final da celebração uma senhora humilde, mas com o rosto radiante, me trouxe uma nota de 5,00 reais. "Bispo, era o dinheiro da minha passagem de ônibus. É para aquelas crianças pobres da África. Eu irei a pé". E antes que eu respondesse algo, já tinha ido embora.

Outro exemplo lindo: a Campanha de Alimentos, realizada pelos alunos do IESA a favor das crianças necessitadas de creches e outras comunidades. Foi uma maravilha! Quando os adolescentes e jovens são motivados, produzem verdadeiros milagres de bondade!

2.a: Tema do Dia Mundial da Paz.

Como anualmente acontece, no dia 1º de janeiro o Papa enviou uma linda mensagem sobre a Paz. A temática deste ano: "Educar os jovens para a Justiça e a Paz". Compete às famílias, escolas, igrejas, governos e sociedade em geral mostrar os caminhos da justiça e da paz às novas gerações que hoje são a esperança e amanhã serão as lideranças.

Façamos todo esforço para tirar do coração sentimentos de ódio, vingança, discriminação, corrupção, e para inculcar sentimentos de fraternidade, respeito, diálogo, juntamente com condições de vida digna. Coloquemos na alma da juventude o temor e o amor de Deus que deseja um mundo fraterno e pacífico. Nossa Igreja Católica nestes próximos anos estará profundamente empenhada na evangelização da Juventude, não somente por causa da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro e envolverá as Dioceses próximas, mas, também e, sobretudo, pela urgência desta realidade.

3.a: Teologia Pastoral no Seminário Paulo VI.

Por ocasião das avaliações nas comunidades, paróquias e regionais é constante o pedido de mais formação, inclusive é uma das prioridades para o próximo triênio. . Graças a Deus, existem diversas possibilidades. Certamente um dos meios mais eficazes é o Curso de Teologia Pastoral que se realiza em nosso Seminário Paulo VI. Dura cinco anos, com aulas nas quartas e sextas feiras, das 19:00 às 22:00h. Oferece a oportunidade de um bom aprofundamento na fé católica a ser vivida, celebrada e anunciada em nossa Baixada. A finalidade do Curso é preparar pessoas que, depois, em suas comunidades e paróquias, possam repassar estes conteúdos e ajudar na pastoral missionária, evangelizadora e social. Dias atrás uma professora que participou do 1º ano me dizia com entusiasmo: "Estou gostando muito! Ajuda-me bastante na minha profissão e na minha vocação de catequista". Renovo, então, o convite para que muitos diocesanos possam participar. É um precioso investimento das paróquias!

4.a: Abertura da Campanha da Fraternidade 2012.

Acontecerá em Queimados, no sábado, 25 de fevereiro, na parte da manhã. O tema deste ano trata de uma realidade urgente e gritante para o Brasil inteiro: a Saúde Pública. É importante que organizemos comitivas a fim de que estejamos participantes da celebração e de toda a ação que se seguirá em vista de um melhor atendimento da saúde para todos. Conto com vossa presença maciça!

Abraço fraterno com as bênçãos de Deus!

Dom Luciano Bergamin, CRL